domingo, 6 de junho de 2010

Um pouco mais sobre o diretor Hector Babenco,Filmografia e curiosidades.

Hector Eduardo Babenco


Nascido na Argentina em 1948, Hector Babenco fixou residência no Brasil em 1969. Rodou seu primeiro longa-metragem, O Rei da Noite, em 1975. Lúcio Flávio, Passageiro da Agonia, com Reginaldo Farias no papel principal, foi o filme que chamou a atenção do público e da crítica para o seu modo de fazer cinema. A consagração viria em 1981 com o polêmico Pixote, a Lei do Mais Fraco. Além da interpretação de Marília Pêra como uma prostituta, o filme trouxe ainda atores amadores, como o menino de 10 anos Fernando Ramos da Silva (que foi morto pela polícia em 1987). Entre outras premiações, o trabalho foi eleito o melhor filme estrangeiro do ano pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles.Em 1984, Babenco fez aquela que se tornaria sua obra mais conhecida, O Beijo da Mulher Aranha. Co-produzido por estrangeiros, o filme contou com William Hurt e Raul Julia, além de Sônia Braga. Baseado em um livro do escritor argentino Manuel Puig, a obra foi indicada para quatro Oscar, incluindo filme e diretor, levando o de melhor ator para William Hurt, que já tinha saído vencedor no festival de Cannes. Depois disso, fez Ironweed com Jack Nicholson e Meryl Streep e Brincando nos Campos do Senhor com Tom Berenger, Daryll Hannah, Kathy Bates e John Lightgow.Recuperando-se de um transplante de medula óssea para combater um câncer do sistema linfático, Babenco lança Coração Iluminado em 1999, onde conta reminiscências de sua adolescência e dirige, entre outros, sua ex-mulher Xuxa Lopes. Em 2001 deu início a um novo longa baseado no livro Estação Carandiru de Dráuzio Varella. Uma grande produção para os padrões brasileiros, Carandiru tem data de estréia prevista para o fim de 2002.

Curiosidades
- Viveu na Argentina até os 17 anos, onde trabalhava como alfaiate. Mudou-se para o Brasil aos 19 anos, após ter morado durante 2 anos em diversos países da Europa.- Obteve a nacionalidade brasileira em 1977.- Trabalhou como extra em filmes dos diretores espanhóis Sergio Corbucci, Giorgio Ferroni e Mario Camus.
- É casado com a atriz Bárbara Paz
Premiações
- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor, por "O Beijo da Mulher-Aranha" (1984).- Ganhou o Leopardo de Prata, no Festival de Locarno, por "Pixote - A Lei do Mais Fraco" (1980).- Recebeu 2 indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Diretor, por "Coração Iluminado" (1998) e "Carandiru" (2003). Venceu por "Carandiru". - Ganhou o Prêmio do Público, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, por "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia" (1977).



Filmografia

Para 2010, a Europa prepara uma caixa com oito títulos do diretor para serem lançados em DVD.
Além de Lúcio Flávio, o passageiro da Agonia (1977), Brincando nos Campos do Senhor (1991), O Rei da Noite (1975) e o Beijo da Mulher Aranha (1985), estarão presentes na coleção Coração Iluminado (1996), Carandiru (2003) e O Passa­­do (2007), já disponíveis no mercado. Apenas um filme ficou de fora: Ironweed (1987), adaptação do romance vencedor do prêmio Pulitzer Vernônia, do americano William Kennedy. Babenco (e a distribuidora brasileira) não conseguiu negociar os direitos de lançamento em DVD da produção, estrelada por Jack Nicholson e Meryl Streep, ambos indicados ao Oscar por suas atuações, Nos EUA, o filme foi distribuído nas telas pela TriStar, estúdio integrante da Columbia Pictures (hoje pertencente à holding Sony Pictures).

Nenhum comentário:

Postar um comentário