sábado, 19 de junho de 2010

Um pouco mais do diretor Steve Spielberg.

Se tratando de grandes produções e recordes de indicações Spielberg com certeza é umas das maiores referências do cinema contemporâneo, e nos dias de hoje. Não tem como associar um efeito especial, extra terrestres dinossauros, se não associar ao diretor. Apesar ser uma apelativa para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a sua obra, cabe aqui colocar que Steve Spielberg é muito mais do que isso, sim é uma pessoa cheia de virtudes, porém também de falhas e erros, pois não tem como agradar, e ninguém nasce um “gênio”, nessa trajetória cinematográfica, o diretor teve excelentes obras porém também outras de imaginar que seria ele o diretor.
Porém não me cabe criticá-lo, só me resta fazer resta observação e tirar de exemplo que nada se constrói de um dia para o outro.

Steve começou assistindo filmes na programação da TV, talvez isso seja uma grande característica dele, em mostrar em cenas. Utilizou de efeitos especiais, ou melhor trouxe isso com mais frequência na década de 90 com seus filmes. Apesar de isso hoje em dia se torna clichê, (efeitos) acaba hoje em dia sendo algo que fomenta o que podemos de dizer de cinema 3D, acredito que pela época a proposta de Spielberg, levou muitas pessoas para salas de cinema, e que muitos tenham criticado, como o som foi criticado no cinema mudo, e até como o 3D vem também sendo criticado. Afinal sempre existiram pessoas inovadoras, e aquelas arcaicas que gostam do antigo, e não estão preparadas para o novo.

Mas o mestre dos efeito não é feito de efeitos, mas também de um conhecimento genial, aponto de te questionar simplesmente com imagens rápidas e dependendo poucas falas pra te explicar o que ele que falar. É só assistir seu filmes que notaram, e também um diretor totalmente sonoro, é só assistir “Amblin” seu curta de quase 27 minutos onde os dois personagens, uma garota e um rapaz seguem viajem pela estrada, depois de se encontrarem por acaso, e não falam nenhuma palavra. Outro exemplo é Tubarão outra obra do diretor que apenas imagens e som ele demonstra que algo perigoso está por perto.

Steve Spielberg com certeza contribuiu muito para história do cinema, e acaba sendo uma das maiores referências para novos diretos, atores no mundo da 7ª arte.

(Por Vleydson Constantino dos Santos, aluno do 6° Comunicação Social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário