terça-feira, 8 de junho de 2010

Um pouco mais de Michelangelo Antonioni – Post Final

Nome: Michelangelo Antonioni

Natural de: Ferrara, Emilia-Romagna, Itália

Nascimento: 09/01/1912

Falecimento: 30/07/2007

Graduou-se em economia na Universidade de Bolonha. Chegando a Roma em 1940 estudou no Centro Sperimentale di Cinematografia na Cinecittà, onde conheceu alguns dos artistas com quem acabou cooperando nos anos futuros; entre eles Roberto Rossellini.

Sua obra influenciou o trabalho de grandes nomes da sétima arte, entre eles, Martin Scorsese, que o descrevia como "um poeta com uma câmera", e o brasileiro Walter Salles, que atribui seu ingresso na carreira cinematográfica a filmes do italiano.

O diretor Ingmar Bergman uma vez disse que admirava alguns dos filmes do Antonioni por serem desinteressados e algumas vezes visionários. Os seus filmes tendem a ter muito poucos planos e diálogos, e muito do tempo é gasto em longas e lentas sequências, como uma sequência contínua de dez minutos em The Passenger, ou muitas cenas em La notte que mostram uma mulher simplesmente vagando silenciosamente pela cidade a observar outras pessoas. Seus filmes são repletos de beleza visual, e possuem uma captação perfeita da alienação dos personagens, estilo com pouco movimento, e de ritmo lento.

Seu cinema é marcado pela obsessão da imagem e a busca de uma linguagem formal e estética, com cenas longas e lentas, servia, na realidade, para indagar o interior de suas personagens, num espaço enigmático.

Curiosidades

- Em 1985 sofreu um derrame, que deixou parte de seu corpo paralizado e o impossibilitou de falar.
- Teve o Oscar que ganhou roubado de sua casa, em dezembro de 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário