sexta-feira, 4 de junho de 2010

Amacio Mazzaropi

O Puritano da Rua Augusta (1965)

Gênero: Comédia, ficção, 102 mim, livre - PeB

O Puritano da Rua Augusta, 18º filme de Amacio Mazzaropi, terceiro como diretor solo. Nesta película ele critica o fanatismo religioso, que banaliza a palavra pecado, maiôs, rock e a libertinagem são pecados combatidos por Mazzaropi e sua trupe.

Mazzaropi mesmo interpretando um rico industrial, mantém os trejeitos do Jeca Tatu, o caminhado, o sotaque e algumas piadas. Este filme deixa a deseja, foi classificado por muitos críticos como o pior filme preto e branco do Mazzaropi. Notamos logo no roteiro que eles têm razão, a película traz diálogos fracos e piadas de outros filmes do Amacio.

A direção do eterno Jeca cometeu vários erros, principalmente em relação à direção dos personagens secundários e figurante, além de terem participações fracas nos diálogos, eles parecem perdidos nas cenas.

O filme tem várias internas, e a fotografia incomoda, pois notasse sombras duras e em muitos momentos sombras duplas, além de utilizarem poucos planos de câmera. A montagem não segue a linha do primeiro filme analisado, como a fotografia e roteiro não conseguem acompanhar a genialidade do ator Mazzaropi, que é a grande atração a película traz para nós que aprendemos a gostar do cinema nacional.

Amacio Mazzaropi foi mais que um diretor, um ator, um produtor, roteirista. Mazzaropi foi um homem que sonhou com o cinema verde e amarelo como um cinema de qualidade, cinema de verdade, todo o empenho deste homem é uma dose de ânimo a todos que fazem cinema no Brasil.

Sinopse: Pai de família extremamente conservador deixa os filhos loucos com sua mania de manter a moral e os bons costumes sempre em primeiro lugar. Após sofrer um ataque do coração, nada mais vai ser como antes: ele passa a se comportar como um jovem outra vez, muda o cabelo, as roupas e até o gosto pela música.

Direção, produção e argumento: Amacio Mazzaropi
Assistente de Direção: John Doo
Roteiro: Alvim Barbosa, Amacio Mazzaropi
Fotografia:
Giorgio Attili
Câmera
: Geraldo Gabriel
Assistente de Câmera: Rosalvo Caçador

Foquista: Maciel Afonso Fraga

Engenheiro de Som:
Constantino Warnowsky
Assistente:
Alexandre Warnowsky
Microfonista
: Miguel Segatto
Montagem:
Mauro Alice
M
aquilagem: Maury Viveiros
Música:
Hector Lagna Fietta

Produtora e Distribuidora: PAM Filmes

Elenco : Amacio Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire, Elisabeth Hartman, Edgard, Henricão, Gladys, Julia Kovacs, Darla, Marlene Rocha, Carlos Garcia, Zéluiz Batista Pinho, Claudio Maria, Augusto César Ribeiro, Aristides M. Ferreira, Cleusa Maria, Etelvina dos Santos, Humberto Militello, Durvalino Simões, Sonia Maria dos Santos, João Batista de Souza, Celso F. Guizard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário