sexta-feira, 4 de junho de 2010

Amacio Mazzaropi

A Tristeza do Jeca (1961)

Gênero: Comédia, ficção, 95 mim, censura livre - color

A Tristeza do Jeca, 13º filme de Amacio Mazzaropi, segundo como diretor solo. No ano de 1960 além do longa As Aventuras de Pedro Malasartes, Mazzaropi também dirigiu o Zé Periquito onde contou como Ismar Porto como co-diretor.

Em a Tristeza do Jeca, Amacio Mazzaropi, diretor, produtor, argumentista e ator, aborda um delicado problema que está impregnado na política nacional desde o início da republica, o voto de cabresto, o voto manipulado pelos coronéis e grandes fazendeiros. eles obrigam seus colonos a votarem no candidato que é escolhido por eles, utilização de ameaçãs e muittas vezes de violência para convencê-los a votar no candidato escolhido.

Mazzaropi encarna o personagem que ficou imortalizado, o Jeca Tatu, que não gosta de trabalhar e é muito bom de lábia, notasse que Mazzaropi inspirou-se no Pedro Malasartes na construção do personagem do Jeca.

O roteiro dessa película deixa desejar, em alguns momentos, o espectador se perde na história, alguns diálogos são fracos, o que mantém o público assistindo o filme é o carisma e piadas do personagem do Jeca.

A Tristeza do Jeca Traz uma fotografia muito parecida com As Aventuras de Pedro Malasartes, explorando de maneira magistral as paisagens, este filme notamos o uso de travelling em algumas cenas. Mas a montagem deixa não acompanha o nível da fotografia, alguns cortes não casam, além de mostrar erros de continuidade.

Como já foi dito o que fez e faz o público assstir este filme é o carisma de um dos maiores artistas do cinema nacional, Amacio Mazzaropi.

Sinopse:Dois políticos disputam a eleição e no vale tudo para angariar votos, tentam enganar os eleitores, simples pessoas do campo, usando o Jeca como cabo eleitoral. O problema é que o Jeca acaba fazendo campanha para os dois e as trapalhadas começam a acontecer resultando em divertidas confusões.

Direção, produção e argumento: Amacio Mazzaropi
Roteiro: Milton Amaral
Fotografia: Rodolfo Icsey
Eastmancolor: Osvaldo C. Kenemy
Câmera: Marcelo Primavera
Gerente: Antonio B. Tomé
Sonografia: Erico Rasmusen
Assistente: Constantino Warnowski
Microfonista: Miguel Segatto
Montagem: Mauro Alice
Cenografia: Silvio Dreos
Assistente: Franco Ceni
Maquilagem: Maury Viveiros
Música: Hector Lagna Fietta

Produtora e Distribuidora: PAM Filmes

Elenco: Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Maracy Melo, Nicolau Guzzardi, Anita Sorrento, Eugênio Kusnet, Gilda Monte Alto, Augusto César Vanucci, Eucaris Moraes, Génesio Arruda, Irma Rodrigues, Carlos Garcia, Francisco de Souza, Mário Benvenutti, Edgar Franco, João Batista de Souza, Viana Junior, Durvalino Souza, João Mansur, Augusto César Ribeiro, Selmo Ferreira Diniz, Nilson Sbruzzi, Antonio Tomé, Agnaldo Rayol, Mário Zan, Domador: Antônio F. Valêncio, Toureiros: Guiomar Brandão, Tico-Tico, Carrapicho, Gaúcho, Perereca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário