domingo, 6 de junho de 2010

3° Filme Encurralado - Steven Spielberg



Encurralado
Titulo original: (Duel)
Lançamento: 1971 (EUA)
Direção: Steven Spielberg
Atores: Dennis Weaver , Jacqueline Scott , Eddie Firestone , Lou Frizzell , Gene Dynarski
Duração: 90 min
Gênero: Suspense



O primeiro filme do renomado diretor Steven Spielberg traz diversas características, e referências, melhor dizendo uma forte referência ao mestre ao suspense, Alfred Hitchcock. Porém o filme foi feito especialmente para TV e não para o cinema. Sendo mais tarde devido ao status que o diretor conquistou, acabou sendo bastante procurado.

O filme se passa quase todo na estrada, onde o personagem principal Devid Mann (Dennis Weaver) que ao sair de sua casa em seu destino, é interceptado pelo caminhão, assim se inicia toda a trama e a perseguição. Ao contrário das super produções de Spielberg, porém nesse filme o diretor não utilizou recursos de efeito especiais, acredito que pela época, e também pode se colocar aqui que o diretor mostra que pode fazer bons filmes sem uma grande verba, muitos truques de cinema.

Não vejo como um grande filme, pois chega ser mais engraçado do que assustador, e ao mesmo tempo da uma sensação que o Spielberg se perde e filme se torna demorado ao seu fim. Com um número pequeno de pessoas em seu elenco o filme da algumas variadas durante o enredo, porém se torna cansativo.

O que tem de referência nele é o suspense que Alfred Hitchcock produziu em seus filmes, porém muito longe de ser um suspense como o de Hitchcock, chegando ser até engraçado e tolo. Uma referência sonora que tem no filme é uma determinada cena, em que o ator ao pedir ajuda a um casal de velhos na estrada, o caminhão "assassino" volta de marcha ré para atacá-los. Nisso entra o que podemos de dizer de ostinatos sonoros aos violinos tocados em “Psicose” ( Psycho 60).

Tirando a inexperiência de Steven Spielberg, o filme tem diversos ângulos e planos de câmera porém nada mais do que isso. Vale a pena assistir para aqueles que só conhecem os trabalhos mais conhecidos e famosos, como Jurasic Park, Indiana Jones ,E.T entre outros...

ficha técnica:

* título original:Duel
* gênero:Ficção
* duração:01 hs 30 min
* ano de lançamento:1971
* site oficial:
* estúdio:Universal TV
* distribuidora:
* direção: Steven Spielberg
* roteiro:Richard Matheson
* produção:George Eckstein
* música:Billy Goldenberg
* fotografia:Jack A. Marta
* direção de arte:Robert S. Smith
* figurino:
* edição:Frank Morriss
* efeitos especiais:

sinopse:
Homem de negócios dirigindo sozinho em uma estrada secundária de repente se vê perseguido por motorista de caminhão. Depois de algum tempo, ele chega a conclusão de que aquele motorista pretende matá-lo.
elenco:

* Dennis Weaver (David Mann)
* Jacqueline Scott (Sra. Mann)
* Eddie Firestone (Dono do café)
* Lou Frizzell (Motorista de ônibus)
* Gene Dynarski (Homem no café)
* Tim Herbert (Atendente no posto de gasolina)
* Shirley O'Hara (Garçonete)
* Charles Seel
* Lucille Benson

Fontes: Adoro Cinema, Omelete

Nenhum comentário:

Postar um comentário