domingo, 2 de maio de 2010

Todo sobre mi madre/ Tudo sobre a minha mãe
É um filme espanhol de 1999, do gênero drama, dirigido por Pedro Almodóvar.
O filme lida com temas complexos como AIDS, travestivismo, identidade sexual, religião, fé e existencialismo.

SINOPSE
Manuela (Cecilia Roth) vive sozinha com o filho adolescente, Esteban (Eloy Azorín), e se recusa a revelar ao garoto maiores informações sobre o pai. Esteban mantém um inseparável bloco de anotações e está escrevendo um conto sobre sua mãe. Uma noite, ao sair do teatro, tentando conseguir um autógrafo da estrela da peça, Huma (Marisa Paredes), o garoto é atropelado e morre. Sabendo que Esteban queria conhecer o pai, Manuela começa sua jornada redentora, voltando a Barcelona, à procura do pai do garoto. Ele é Lola, travesti que ganha a vida nas ruas e sequer imagina a existência de um filho. Nessa jornada, Manuela também encontra a drag queen Agrado, a atriz veterana Huma e Rosa (Penélope Cruz), uma jovem freira que descobre estar grávida. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.

ELENCO
Cecilia Roth .... Manuela
Marisa Paredes .... Huma Rojo
Candela Peña .... Nina
Antonia San Juan .... Agrado
Penélope Cruz .... irmã María Rosa Sanz
Rosa Maria Sardà .... mãe de Rosa
Fernando Fernán Gómez .... pai de Rosa
Toni Cantó .... Lola
Eloy Azorín .... Esteban
Carlos Lozano .... Mario

CURIOSIDADES
O título é devido ao filme A malvada, de quem o personagem Esteban é um grande fã. Assistindo ao filme com sua mãe, ele reclama da má tradução que foi dada ao título do filme, dizendo que o título deveria ter sido traduzido ao pé da letra, que Tudo sobre Eve faz mais sentido para a história do filme do que A malvada. Além disso, no decorrer da história a protagonista Manuela chega a ser comparada à personagem Eve, ao substituir uma atriz durante uma peça teatral.
Todo sobre mi madre foi a 18ª indicação ao Oscar de um filme espanhol na categoria de melhor filme estrangeiro.
O filme é dedicado a grandes mulheres do cinema e também à mãe de Almodóvar, que morrera logo após o final das filmagens

Um comentário:

  1. O melhor que já assistir do diretor Pedro Almodóvar. Abraços Urania

    ResponderExcluir