segunda-feira, 31 de maio de 2010

Post Final - David Cronenberg


Post final – David Cronenberg
O diretor canadense se dedica a documentar a fusão entre corpo e tecnologia, buscando traduzir em imagens a confusão entre realidade e ficção. Retrata a realidade depressiva e trágica em que vivem seus personagens. Os protagonistas de seus filmes são personagens atormentados, doentes, que na maioria das vezes acreditam ser vítimas de acontecimentos externos quando o problema está dentro deles mesmos.
No mundo globalizado as pessoas não possuem mais uma identidade estável. Mudam o tempo todo. São como vários personagens habitando o mesmo corpo. O cinema de David Cronenberg problematiza esta situação. Ele constrói mundos sobrepostos dentro de um único filme que traz significados diversos.
O cinema de Cronoenberg propõe um debate singular das relações entre corpo, imagem e tecnologia. Através de suas curiosas imagens, o diretor trouxe para a tela uma sociedade na qual o corpo humano aparece cada vez mais impactado pela tecnociência. Os personagens perdem o controle diante da potência arrasadora de suas próprias memórias, que ameaçam tomar posse de seus corpos.
A fotografia cronenberguiana é composta de cromatismos azuis, violetas e cinzas metálicos, que exprimem frieza. Vidas são dependentes das biotecnologias. Os corpos não suportam o ritmo de um ambiente cada vez mais acelerado. As trilhas sonoras são compostas pelos mais perturbadores tipos de ruídos, que incrementam o efeito de estranheza caracterizando ainda mais seus personagens misteriosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário