terça-feira, 4 de maio de 2010

OUTUBRO


ANÁLISE DO FILME " OUTUBRO"

O filme é uma grande obra desenvolvida por Serguei Einstein em tom de documentário mostrando acontecimentos em Petrogrado são encerrados desde o fim da monarquia, em fevereiro em 1917,até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. Lênio volta em abril. Em julho, os contra-revolucionários mandam prende-lo.Em outubro os bolschevicks estão prontoa para atacar. Os dez dias que abalaram o mundo.OUTUBRO é ums grande obra cinematográfica desenvolvida com dados históricos através de linguagem simbólicas e metafóras onde há um raciocinío intelectual que procura prender à atenção do espectador, e o espectador pela imagem possa refletir e tirar suas conclusões do significado da mesma. O grande tema é o personagem individualizado desse filme é a própria revolução de OUTUBRO.


No filme de Eisenstein, o ritmo não é um jogo paralelo, há contradições internas, que criando conflitos, provoca a emoção. Exemplo é a cena da abertura da ponte que separa os bairros operários do centro da cidade. A cena é longa, demora para a ponte ficar aberta; e esta cena cria tensão: o cavalo demora para cair no rio .

Segundo Ismail Xavier , Eisenstein procura redefinir conceitos como percepção, forma e conteúdo, de modo a superar a leitura burguesa destes conceitos e propor uma síntese dialética entre a linguagem das imagens e a linguagem da lógica, reunidas na linguagem da cine-dialética (edificação do cinema como lugar específico da fusão entre o sentir e o pensar), como já citado.

Ele procura atingir uma montagem de imagens como forma de escrita pictórica, procurando expor e articular conceitos. Uma cena que reflete a forma como Eisenstein trabalha este conceito é a cena onde aparecem deuses do mundo inteiro, contrastando com imagens da estátua de Napoleão Bonaparte, insígnias militares (medalhas): Religião e Poder. Eisenstein trabalha com o conceito e a simbolização da divindade e também com o conceito de parte-todo .

Outras características merecem serem destacadas: como o tratamento dado às massas: as passeatas tornam-se sujeitos da ação, quebrando, dessa forma, com o preceito da individualidade. Algumas cenas, através da montagem, repete-se várias vezes e sob vários ângulos, exemplo: cena do Ministro da Marinha e do Exército subindo as escadas do Palácio de Inverno.

Finalizando, podemos observar que pelas cenas dos relógios, além do mostrador principal, também tinha uma coroa de pequenos mostradores em redor do maior. Em cada um desses mostradores havia o nome de uma cidade: Londres, Nova York, Paris e Xangai. Cada um mostrava uma hora, em contraste com a hora de Petrogrado, Eisenstein procurou através desta montagem trabalhar com o momento histórico da vitória e instauração do poder soviético com a concepção de tempo. A hora da revolução emergiu através de uma variedade de horas locais, como que fundindo todos os povos na percepção do momento da vitória. Houve uma hora histórica única


Nenhum comentário:

Postar um comentário