segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Poderoso Chefão - de Francis Ford Coppola

SINOPSE: Em 1945 Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma família mafiosa de origem italiana, radicada em Nova York. Ele se tornou chefe do crime organizado e fez fortuna apadrinhando pessoas importantes, realizando favores em troca de favores futuros, controlando os jogos de azar, a polícia e a prostituição. Com a chegada das drogas, as mais importantes famílias mafiosas da cidade começam a disputar este promissor mercado. Quando Don Vito se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos, não oferecendo ajuda política e proteção policial, ele e sua família sofrem atentados tramados por outros mafiosos. Nessa complicada situação, surge Michel Corleone (Al Pacino), um herói de guerra que nunca se envolveu nos negócios da família, mas muda de idéia quando vê a necessidade de proteger seu pai e tudo que ele construiu ao longo dos anos.

FICHA TÉCNICA:

Título Original: The Godfather

Gênero:Drama

Ano de lançamento:1972 (EUA)

Direção: Francis Ford Coppola

Duração: 171 minutos

Roteiro: Mário Puzo e Francis Ford Coppola, baseado no livro de Mário Puzo

Produção: Albert S. Ruddy

Música: Nino Rota

Fotografia: Gordon Willis Direção de Arte: Warren Clymer

Figurino: Anna Hill Jonhstone

Edição: Marc Laub, Barbara Marks, William Reynolds, Murray Solomon e Peter Zinner

Distrubuidora: Paramount Pictures

ELENCO: Marlon Brando ( Don Vito Corleone) Al Pacino ( Michael Corleone) Diane Keaton (Kay Adams) Richard S. Castellano (Peter Clemenza) Robert Duvall (Tom Hagen) James Caan (Santino "Sonny" Corleone) Sterling Hayden (Capitão McCluskey) Talia Shire (Connie Corleone) Jonh Marley (Jack Woltz) Richard Conte (Emilio Barzini) Al Lettieri (Sollozzo) Abe Vigoda (Tessio) Gianni Russo (Carlo Rizzi) Jonh Cazale (Fredo Corleone) Morgana King (Mama Corleone) Lenny Montana (LucaBrasi) Alex Rocco (Moe Greene) Tony Giorgio (Bruno Tattaglia) Victor Rendina (Phillip Tattaglia) Salvatore Corsitto (Bonasera) Al Martino (Johnny Fontane) Sofia Coppola (criança batizada)

PRÊMIOS:

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Ator (Marlon Brando)

Oscar de Melhor Roteiro Adaptado

Globo de Ouro: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Brando), Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora

BAFTA de Melhor Trilha Sonora

CRÍTICA:

Poucos filmes tiveram tanta importância na história do cinema. Certamente está entre os dez mais importantes. O filme de Francis Ford Coppola é até hoje uma referência quando se trata de definir como é um mafioso no cinema. O filme foi baseado no livro de Mário Puzo, um bestseller da época, que escreveu o roteiro em parceria com Coppola. O filme continua atualíssimo, mesmo depois de quase quatro décadas, porque mostra os meandros dos bastidores políticos e do crime organizado, onde um pequeno grupo de poderosos influencia a sociedade sem que para isso precise sequer arranhar a sua imagem.

A atuação de Marlon Brando é impressionante, e outros nomes como Al Pacino, James Caan e Robert Duvall não ficam a dever. Marlon Brando, no entanto, cria um personagem fora do convencional, e fica difícil imaginar outro ator no papel. Seu Don Corleone é comedido, com voz embargada e o olhar sereno, dando a sensação de que aquele homem carrega um enorme fado nas costas.

O filme teve duas continuações, O Poderoso Chefão II e O Poderoso Chefão III, igualmente importantes, que continuam a contar a saga da Família Corleone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário