segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Noviço Rebelde - Tizuka Yamazaki






Introdução:


O filme marca a volta aos cinemas de Renato Aragão, após 6 anos sem fazer filmes. Seu último filme foi em 1991 quando ainda estavam juntos “Os Trapalhões” (Didi, Dedé, Mussum, Zacarias). Durante este período o grupo passou por várias modificações devido às mortes de Zacarias, 1990, e Mussum, 1994, sendo a principal delas a necessidade de reformulação na maneira como conduziam o programa na TV Globo.


O primeiro filme do grupo Os Trapalhões, foi lançado em 1965, porém não contava com a participação de Zacarias e Mussum. Com a formação completa, Didi, Dedé, Zacarias e Mussum, foram realizados 23 filmes entre 1978 e 1990. Aproximadamente 120 milhões de pessoas assistiram aos filmes da turma Os Trapalhões e sete de seus filmes fazem parte da lista dos dez filmes mais assistidos na história do cinema brasileiro:


4.º lugar – O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão de 1977, com 5,8 milhões de espectadores

5.º lugar – Os Saltimbancos Trapalhões de 1981, com 5 milhões

5.º lugar – Os Trapalhões na Guerra dos Planetas de 1978, com 5 milhões

7.º lugar – O Cinderelo Trapalhão de 1979, com 4,7 milhões

8.º lugar – Os Trapalhões na Serra Pelada de 1982, com 4,7 milhões

9.º lugar – O Casamento dos Trapalhões de 1988, com 4,5 milhões

10.º lugar – Os Vagabundos Trapalhões de 1982, com 4,4 milhões

Além do sucesso com os filmes, Os Trapalhões também viraram livros. Em 1996 a escritora gaúcha Fatimarley Lunardelli escreveu: Ô Psit, o Cinema Popular dos Trapalhões. O livro de tom acadêmico busca descobrir como o quarteto fazia sucesso também nos cinemas. Sua fórmula secreta. 2007 foi o ano em que o mesmo autor de Chaves: Foi sem querer querendo?, Luís Joly, escreveu o livro Os Adoráveis Trapalhões que descreve o nascimento do grupo, o auge da carreira e a separação, do início a última fase em Portugal.


O Noviço Rebelde foi lançado em 1997. O filme foi baseado no filme estadunidense A Noviça Rebelde, de 1965. Esse musical da Broadway ganhou Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor montagem, melhor som e melhor trilha sonora em 1966 e é um dos musicais mais populares já produzidos. Neste mesmo ano ganhou o Globo de Ouro nas categorias de melhor filme comédia/musical e melhor atriz em comédia/musical. O filme virou referência até no meio musical da atualidade onde a cantora Gwen Stefani remixou uma de suas músicas, Wind it up, e seu video clipe é inspirado no filme.


Sinopse do filme:


Em uma cidade do Ceará uma forte chuva destrói a capela da cidade.

Um noviço chamado Didi, que sonha em conseguir dinheiro para a construção de uma igreja para o Padre Monoel, se vê obrigado a fugir da cidade devido às perseguições do coronel da cidade que o acusa de ter roubado um mapa com a descrição do local de um antigo tesouro, sendo que a própria esposa do coronel, amor secreto de Didi, lhe entregou o mapa sem que ele soubesse durante uma confissão por engano.


Com a ajuda de seu amigo Dedé, Didi chega ao Rio de Janeiro onde vai trabalhar na casa de um grande empresário, Dr. Felipe (Tony Ramos), como “babá” de seus 5 filhos. Rapidamente Didi ganha o carinho das crianças e se envolve em várias confusões além de conseguir emprego para uma amiga do Ceará, estrelada por Patrícia Pillar. No desenrolar da estória, a jovem empregada (Patrícia Pillar) e Dr. Felipe se apaixonam, Didi ajuda os filhos de Dr. Felipe, Márcia (Sandy) e Junior (Junior), a realizarem o sonho de participar de um concurso de música. Ao final Márcia e Junior ganham o concurso e doam o prêmio para Didi. Ao retornar para sua cidade, Didi reencontra a ex-mulher do coronel, Teresa (Luma de Oliveira), e começam a namorar. Juntos eles encontram o tesouro perdido e, juntamente com o valor do prêmio recebido dos filhos de Dr. Felipe, reconstroi a Igreja da cidade onde ele e Dr. Felipe se casam com suas respectivas namoradas.


Ficha Técnica:

Título no Brasil: O Noviço Rebelde

Título Original: O Noviço Rebelde

País de Origem: Brasil

Gênero: Infantil / Comédia

Classificação etária: Livre

Tempo de Duração: 97 minutos

Ano de Lançamento: 1997

Estúdio/Distrib.: Europa Filmes

Argumento e roteiro: Renato Aragão

Colaboração: Emanuel Rodrigues, Expedito Faggione, Mauro Wilson e Roberto Silveira

Música original: Mú Carvalho

Direção de produção: Renato Tilhe

Direção: Tizuka Yamasaki


Elenco:

Renato Aragão - Didi

Dedé Santana - Dedé

Tony Ramos - Felipe

Patrícia Pillar - Maria do Céu

Marcelo Augusto - Marcelo Augusto

Chitãozinho - Pedro

Xororó - Durval

Cláudio Corrêa e Castro - Padre Manuel

Terezinha Elisa - Dalila

Inês Galvão - Laura

Roberto Guilherme - Coronel Pereira

Sandy - Márcia

Junior - Junior

Alessandra Aguiar - Vicky

Wallan Renato - Dudu

Pedro Kling - Julinho

Luma de Oliveira - Teresa

Gugu Liberato - Apresentador (participação especial)

Thelma Reston


Curiosidades:


É o filme de Renato Aragão com a maior bilheteria desde a retomada.

O filme marcou a estréia da dupla Sandy & Junior nos cinemas.

Boa parte do filme foi filmada no complexo turístico Beach Park, situado em Aquiraz (CE), na praia de Porto das Dunas, a 16 km da capital Fortaleza.

Uma mansão pertencente à empresa Forever Living, no bairro de Botafogo, foi usada no filme para representar a mansão de Felipe (Tony Ramos).







Nenhum comentário:

Postar um comentário