sábado, 3 de abril de 2010

2° Filme * A Lista de Schindler* Steven Spielberg


Título original: Schindler´s List
Direção: Steven Spielberg
Ano: 1993
Gênero: Drama / Guerra
Duração: 197 min / EUA: 194 min
País: Estados Unidos
Língua: Inglês / Hebraico / Alemão / Polonês
Cor: Preto & Branco / Colorido (DeLuxe)
Som: DTS / Dolby
Classificação: 14 anos

Oskar Schindler um homem que se relacionava bem com a SS, sendo ele no início um empresário que tinha sua fábrica de panelas. Nessa época teve um decreto que proibia os judeus de serem proprietários de seu próprio negócios. Assim Schindler aproveitou de sua fortuna pra “comprar” membros da Gestapo e dos altos escalões nazistas com bebida,mulheres e produtos. Ao lado de Schindler existia um judeu pelo qual fazia todo seu serviço e que era fiel a sua pessoa.

Ele é Itzhak Stern, o cérebro pro traz de Oskar Schindler, Schindler se apoderava dos trabalhadores judeus fazendo com que sua fábrica lhe desse bons lucros, porém adiante isso passou a ser o motivo menos importante pra ele.

A guerra avançou e Hitler lançou a campanha de “Solução Final”, que exterminaria de vez com o guetos, transferindo a população judia para os campos de concentração. Schindler contava com parcerias dentro do exército de Hitler sendo assim driblando essas ações de Hitler tendo a garantia de alguns sobreviventes.

Assim ele e seu contador passaram a noite digitando os nomes e famílias que seriam transportadas para Tchecoslováquia ao invés de irem para Auschwitz. De início ele tinha poucas pessoas cerca de 400, mas Schindler acabou ultrapassando o limite proposto e levou a seu campo de trabalho 1.100 judeus entre crianças adultos e idosos.
Então Schindler fundou a sua fábrica para dar emprego aos judeus com o intuito de que eles conseguissem sobreviver até o fim da guerra.



O filme mostra outro lado, talvez que muitos ainda tinham a idéia que era sendo a visão dos próprios alemães em relação aos judeus, e aí são tantas perguntas que fazemos que não acabe sendo o objetivo de Spielberg nos responder. Sendo “A Lista de Schindler” acaba sendo um divisor de águas assim como “A Cor Púrpura” dando um status de diretor sério.

O Filme foi filmado em preto e branco, pois segundo Spielberg, deixar o filme insuportável devido à violência gráfica de algumas cenas. “A Lista de Schindler” é construído por um belo roteiro de Steven Zaillian. Assim como “A Cor Púrpura” é impossível não se emocionar com esse filme, Spielberg demonstra que é um bom e um diretor sério, e que não fica atrás de obras como “Tubarão”, “E.T.”, Indiana Jones entre outros.

“A Lista de Schindler”, não é um filme qualquer que mostra o Holocausto Nazista, o que difere ele entre os demais e que ele é de um caráter totalmente humano e realista. Dado um status a Schindler de “herói” do filme, em seu fim, o filme mostra que ele era um empresário ganancioso que aproveitou de seu status e dinheiro pra conseguir o que queria, aproveitando do fato da guerra para se enriquecer.

Tentando ilustrar, Spielberg utiliza um recurso até um certo ponto simples, mas eficaz: a menina do vestido vermelho que ganha cores por meio da trucagem na pós-produção, vista correndo perdida no meio do campo, e depois morta sendo levada para a pilha de cadáveres queimando. Sendo assim o filme atinge seu ápice de obra cinematográfica, com uma perfeita fusão de som, imagem, música e interpretação do elenco. (detalhe mais uma parceria de John Williams e Spielberg nessa obra).

Fazendo um paralelo que Schindler faz uma corrida contra o tempo com o bjetivo de ajudar o máximo de judeus gastando toda a sua fortuna, colocando esses judeus como funcionários de sua fábrica, acredito que muitos de nossos empresários como o Eike Batista entre outros do mundo todo, poderiam ver o exemplo dado ao filme sobre Oskar Schindler com os judeus, talvez poderiam, "não salvar o mundo" mas sim doar e ajudar muitos pobres e miseráveis que assolam os quatros cantos do nosso planeta.

Trailer do Filme.



Fonte:"A Lista de Schindler"

Nenhum comentário:

Postar um comentário