sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tim Burton




Timothy Walter Burton


Cineasta americano trabalha usualmente com temáticas sombrias.

Casado atualmente com a atriz Helena Carter, tem dois filhos Billy e Nell.

Nascido em Burbank na Califórnia no dia 25 de agosto de 1958.Primeiro filho de Bill Burton e Jean Erickson.



Teve uma infância peculiar, onde se perdia em seus próprios pensamentos, sempre fugia da realidade lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistinda a filmes de terror. Uma importante figura na infância do diretor foi Vicent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.


Assim que cursou o colegial, ganhou uma bolsa de estudos na Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Após estudos de três anos na área de animação, foi convidado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. O périodo de trabalho na Disney foi de grande importância para o diretor pois lá ele criou e dirigiu sua primeira curta-metragem Vicent, com o personagem principal baseado no ator Vicent Price. O segundo curta foi o Frankenweenie que conta a ístória de um menino que ressucita sou cachorro. Apesar de seus enredos pouco infantis, Tim teve espaço para o começo da criação com poemas e ilustrações para a base de um dos seus maiores sucessos O Estranho Mundo de Jack.


Com o filme Os fantasmas se divertem, o diretor se destacou e foi chamado para dirigir uma super-produção o filme Batman em 1989, onde mais tarde ainda foi realizado uma continuação Batman -O Retorno dirigido também por Tim. Aproveitando sua carreira em alta o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal Edward Mãos de Tesoura, que tem como ator principal o Johnny Depp, que seria seu maior colaborador para sua carreira de cineasta., Depp também seria chamado para estrelar a cinebioagra de Ed Wood, que foi considerado o pior diretor de todos os tempos.


Após esse período o diretor teve uma queda, os filmes pouco renderam. Mas sua carreira melhorou em 1999 com o lançamento de A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, passa em uma cidadezinha que sofre um monte de assassinatos , e com Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas continuou com um público alto.

Depois dos seus sucessos Tim voltou para a animação stop-motion com A Noiva Cadáver, e regravou um clássico dos anos 60 A Fantástica Fabrica de Chocolate, que teve novamente a participação para de Jonny Depp.


Apesar de existirem relatos de que Tim não gosta de musicais foi dirigido por ele o filme Sweeney Todd: O Barbeiro Demoniaco da Rua Fleet, muito bem recebido pela crítica sendo indicado em algumas categorias para o Oscar 2008 ganhando, graças ao belíssimo trabalho do diretor, a categoria Direção de Arte.


Em março de 2010 será lançado nos cinemas mais uma promessa para o cinema 3D, esperado com grande espectativa pelo público e principalmenta para o diretor Tim Burton, Alice no País das Maravilhas, filme produzido pela Disney e conta com grande elenco entre eles o ator Johnny Depp.



Além de dirigir filmes o diretor também é autor de peças literárias, em 1997 escreveu "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", que foi editado no Brasil somente em 2007.


Mesmo o livro sendo infantil, tem cenas de violência familiar, suicídio, sexo não-explícito e traição extraconjugal. Mas não é feito só de tragédias, as estranhesas de Tim se juntam formando um grande conto e poemas.


Premiações


-Indicado ao Globo de Ouro, em 2008, como Melhor diretor, por Sweeney Todd.


-Indicado ao Oscar 2006 de Melhor Animação por A Noiva Cadáver.


-2 Indicações ao Satélite de Ouro, de Melhor Filme de Animação e Outras Mídias, por james e o Pêssego Gigante(1996) e Marte Ataca! (1996).


-Indicação ao Prêmio Saturno de Melhor Diretor da Academia de Filmes de Ficção Ciêntífica, Horror e Fantástico dos EUA por A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999).


-Ganhou o prêmio Scream Immortal na premiação Scream Awards, em 2008, pelo seu jeito único de interpretação de horror e fantasia.





Filmografia


1982 - Hansel e Gretel
1982 - Vicent
1984 - Frankenweenie
1985 - As Grandes Aventuras de Pee-wee
1986 - Alladin e a Lâmpada Maravilhosa
1986 - The Jar
1988 - Os Fantasmas se Divertem
1989 - Batman
1990 - Edward Mãos-de-Tesoura
1992 - Batman O Retorno
1993 - o Estranho Mundo de Jack
1994 - Ed Wood
1994 - Um Gaiato no Navio
1996 - Marte Ataca!
1996 - James e o Pêssego Gigante
1999 - A Lenda do Cavalo Sem Cabeça
2001 - Planeta dos Macacos
2003 - Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
2005 - A Fantástica Fábrica de Chocolate
2005 - A Noiva-Cadáver
2007 - "Sweeney Todd"
2008 - Acredita ou Não
2009 - "9-A Salvação"
2010 - Alice no País das Maravilhas

Marina Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário