sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

François Truffat

Faculdade Promove de Sete Lagoas
Julio Alessi
7º Período
Michele Moreira Correia









PROJETO DIRETORES DE CINEMA:
François Truffaut








Sete Lagoas
22 de Fevereiro de 2010



François Truffaut (Paris, 6 de Fevereiro de 1932- Neuilly-sur-Seine, 21 de outubro de 1984)
06/02/1932 21/10/1984 (52 anos)
Nome de Nascimento: François Roland Truffaut
Também conhecido por: F. Truffaut
Cidade: Paris
País: França
François Truffaut foi um cineasta francês que além de exercer o ofício da direção cinematográfica foi também roteirista, produtor e ator. Foi um dos fundadores do movimento nouvelle vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX. Dirigiu 26 filmes, ao longo de seus quase 25 anos de carreira como diretor. Na maior parte de seus filmes, conseguiu conciliar um grande sucesso de público e de críticas. Os principais temas em suas obras foram as mulheres, a paixão e a infância.
Um dos expoentes do cinema mundial, Truffaut foi uma criança solitária e problemática, que enfrentou uma infância difícil passando até mesmo por um reformatório, mas que desde pequeno cultivou uma grande paixão pelo cinema. Seu grande entusiasmo levou o crítico André Bazin a praticamente adotá-lo e ajudá-lo a enveredar pelos caminhos do cinema. Graças a Bazin, trabalhou na revista “Cahiers du Cinema” o que lhe garantiu tornar-se um crítico contundente e possibilitou ajudar no desenvolvimento da polêmica teoria do autor, pela qual os filmes tem a personalidade de seu diretor e, portanto, devem sua qualidade a ele.
Seu primeiro filme em 1954 foi o curta-metragem Uma Visita, filmado em preto e branco e 16mm. Em 1958 lançou o longa-metragem Os Incompreendidos, sucesso internacional, este filme definitivamente inaugurou a "Nouvelle Vague". Para fazer o papel de ator principal do filme foi escolhido um jovem Jean-Pierre Leaude. Em 1959, no festival de Cannes ganhou o prêmio de melhor diretor (Os Incompreendidos), além de ter sido indicado ao Oscar de melhor roteiro original. Em janeiro de 1962, Uma mulher para dois foi lançado e considerado uma das obras-primas do movimento. Em setembro de 1966, Fahrenheit 451(filme) recebeu uma indicação do Bafta e uma do Festival de Veneza. Foi também o primeiro filme colorido de Truffaut. . A Noite Americana uma das obras mais famosas de Truffaut, foi lançada em maio de 1973. A obra venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1975, além de três BAFTAs. Sucessso de público, O Homem que Amava as Mulheres chegou às salas de cinema em abril de 1977. Um dos mais premiados filmes do diretor foi O Último Metrô lançado em 1980, o filme contou com os astros Gérard Depardieu e Catherine Deneuve. Vencedor do César em 10 categorias e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O último filme de François Truffaut, De Repente, num Domingo é uma adaptação de The Long Saturday Night, de Charles Williams. Lançado em 1983, o filme foi indicado na categoria de Melhor Diretor em 1983 no César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário